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4 Tecnologias que ajudam na geração de leads

A geração de leads é um dos principais objetivos do marketing digital. Mas você está fazendo isso da melhor forma? Quer dicas e tecnologias que podem ajudar nessa tarefa? Leia o texto até o final e veja o que preparamos para você!

Vou explicando o que é a geração de leads online, os motivos pelos quais você precisa gerar leads e por que a geração de lead inbound é muito eficaz para a sua empresa. Confira abaixo dicas importantes sobre tecnologias e geração de leads no marketing digital:

O que é geração de leads?

A geração de leads é um dos resultados do processo de marketing para estimular e captar interesse em um produto ou serviço com o objetivo de desenvolver o pipeline de vendas.

A geração de leads geralmente usa canais digitais e vem passando por mudanças nos últimos anos, devido ao surgimento de novas técnicas online e sociais. Em particular, a abundância de informações prontamente disponíveis levou à ascensão do “comprador super informado” e ao surgimento de novas técnicas para desenvolver e qualificar leads potenciais antes de passá-los aos vendedores. 

Por que a geração de leads é importante?

O processo de compra mudou e os profissionais de marketing precisam encontrar novas maneiras de alcançar potenciais clientes e serem ouvidos, afinal, como disse acima, existem muitas informações online e chamar a atenção pode ser complicado.

Em vez de divulgar a sua marca ou produto com propagandas em massa, os profissionais de marketing precisam concentrar em serem encontrados e aprender a construir relacionamentos contínuos com os usuários.

Confira abaixo quatro tecnologias que ajudam na geração de leads:

1. Conteúdos: blog posts e materiais ricos

O marketing da sua empresa trabalha com conteúdos? Você sabe o que é e pra que serve? É uma técnica de marketing para criar e distribuir algo relevante e valioso para atrair, adquirir e engajar o seu público – com o objetivo de entregar algo de valor ao cliente.

Pense no conteúdo como o combustível para todas as suas campanhas de marketing. Crie algo que seja impactante para seu público e impulsione o compartilhamento, seja por e-mail marketing ou redes sociais. Através da criação de conteúdo de alta qualidade, você começa a ganhar a confiança do seu potencial cliente.

Além disso, os mecanismos de pesquisa (Google, por exemplo) equiparam conteúdo de alta qualidade a um site de alta qualidade, e por isso a criação de conteúdo é muito importante para o seu negócio.

Quanto mais engajamento você conquistar, mais o Google irá considerar o seu conteúdo como de qualidade e consequentemente, o seu site vai subindo de posições, aumentando seus rankings de SEO. Os mecanismos de pesquisa procuram por links naturais, por isso, quanto mais informativo for o seu conteúdo, mais as pessoas irão interagir com ele naturalmente.

Pense nisso! 

2. E-mail marketing

O e-mail é uma das principais estratégias quando pensamos em campanha de marketing. Seja divulgando um evento, lançando um novo conteúdo, promovendo uma nova oferta de serviço ou mantendo contato com os clientes, o e-mail pode ser uma das opções de comunicar-se com o público diretamente.

Isso porque você constrói um relacionamento com o seu potencial cliente e consegue nutri-lo. Quer saber mais sobre o assunto e aprofundar seus conhecimentos? Dá uma olhada nesse post: Como uma campanha de e-mail marketing pode engajar o seu público? 

3. Leitor de leads em eventos

Os eventos também são uma fonte de receita e, na maioria das vezes, uma grande oportunidade para vender a pessoas interessadas. Por isso, eles são amplamente utilizados como ferramenta de marketing para gerar leads. Aqui estão algumas dicas sobre como maximizar a geração de leads para os seus eventos e os eventos que você participa como expositor.

Se o seu objetivo é informar, aumentar ou fazer vendas, você precisa coletar o máximo de informações sobre quem está participando do evento. Além disso, os eventos oferecem a você a chance de divulgar a sua marca, esclarecer as soluções que você oferece e estabelecer conexões pessoais com os participantes.

E, embora eles ofereçam a você uma oportunidade inestimável de se envolver com possíveis consumidores e até mesmo clientes, os eventos também oferecem aos participantes a oportunidade de interagir uns com os outros. Como todo profissional de marketing sabe, não há publicidade melhor do que as palavras diretas de um cliente satisfeito.

Mas como otimizar sua lista de e-mails capturadas em eventos?

Eventos também podem dificultar todo esse processo e gestão, se você continuar sem adotar uma tecnologia que ajude na coleta de leads. Como assim? Bem, você vai pegar um cartão, anotar os dados de quem conversou e depois de uma semana, nem ao menos se lembrar como foi a conversa. Sem contar que muitas vezes quem conversa de fato no estande, não é a mesma pessoa que ligará para ela depois do evento, oferecendo um produto ou uma solução…

Mas calma! Existem tecnologias que podem ajudar todo esse processo e facilitar sua vida, como o o Collect. 

4. Call to action (CTR)

Existem alguns usuários que já sabem o que procuram e já conhecem a sua solução, por isso é fundamental buscar por alguma forma de coleta de dados. Os CTRs, também chamados de call to action, são destinados a gerar leads e devem incluir um breve formulário de inscrição especificamente projetado para solicitar por informações relevantes e mais aprofundadas com o sua equipe de vendas.

Seu site é onde a mágica acontece. Este é o lugar onde o seu público precisa para converter. Seja encorajando possíveis compradores a inscrever-se em sua newsletter ou preencher um formulário para uma demonstração, a chave é otimizar seu site para converter usuários em leads reais.

Preste atenção aos formulários, calls-to-action (CTA), layout, design e conteúdo!

Fonte: https://digitalks.com.br/artigos/4-tecnologias-que-ajudam-na-geracao-de-leads/