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5 Dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas.

O marketing digital está presente em quase todas as empresas que atuam hoje no mercado e se faz necessário cada vez mais para que a empresa se mantenha na mente do consumidor. Quantas empresas de sucesso você conhece que não usam alguma ação de marketing digital dentro da sua estratégia de marketing?

Fazer marketing digital deixou de ser um diferencial e passou a ser necessário. Você, micro ou pequeno empreendedor, precisa estar inserido no meio digital para acompanhar essas mudanças constantes e funcionais. Essa é a melhor maneira de obter sucesso e visibilidade. 

Segmente seu público

A análise de qual o público ideal para o seu serviço ou produto é um ponto chave para qualquer estratégia e não é diferente no marketing digital.

As ferramentas disponíveis como Google Ads, Facebook, Linkedin, permitem que você faça anúncios direcionados para seu público com dados como região, interesse, idade, gênero, entre outros níveis de segmentação.

O grande diferencial de se fazer campanhas segmentadas é a personalização da comunicação. Com tantas pessoas online, você precisa saber para quem quer vender seu produto/serviço e criar empatia com seu público. Ele precisa entender que o que você está vendendo é necessário para ele e não para “qualquer um”.

Conforme suas campanhas vão sendo realizadas, se fizer corretamente a segmentação poderá coletar dados de qual público gera mais receita ou qual público compra mais rápido o seu produto ou serviço, por exemplo.

Esteja onde seu público está

A internet é um espaço muito grande e você não pode se perder dos seus objetivos. Se seu público está no youtube, é para lá que você deve ir. Assim como instagram, facebook e outros. Você pode sim ter mais de uma rede social, mas deve se concentrar em mostrar seu conteúdo onde tem um maior público.

Para o micro e pequeno empresário manter uma grande quantidade de canais de comunicação rodando como blog, facebook, instagram, linkedin, twitter, e-mail marketing, whatsapp e youtube é trabalhoso, por isso, quanto mais objetivo no começo melhor. Entenda que é melhor se comunicar bem por um canal do que se comunicar mal por vários.

Dê atenção ao engajamento

Ter muitos likes é legal, mas você precisa de seguidores engajados com seu conteúdo, ou seja, pessoas que interagem com a sua marca. Você precisa ter um conteúdo relevante, mas precisa também fazer a sua parte no engajamento.

Os clientes gostam de marcas que interagem, que respondem suas perguntas. Para fazer isso é muito fácil, basta responder e curtir os comentários feitos em suas publicações, receber positivamente os feedbacks e ajudar aqueles que estão tendo problemas.

Demonstre credibilidade

É necessário mostrar que a sua empresa tem credibilidade e sabe o que está fazendo. Uma marca com autoridade é uma marca sempre lembrada pelos clientes.

Há diversas formas de mostrar que entende do assunto, tais como: sites e blogs, marketing de conteúdo, e-mail marketing e mídias sociais. Quanto mais você escreve sobre um tema, mais as pessoas vão perceber que você entende sobre ele.

Você pode criar conteúdo com parceiros de negócio, por exemplo, que ajudam a dar valor à sua marca, ou usar depoimentos de clientes para mostrar a satisfação após a compra e uso dos seus serviços ou produtos.

Venda benefícios além de produtos

Seu cliente precisa ter percepção de valor do produto. Explique para ele qual o benefício ele terá ao ter o seu produto ou serviço, por que ele precisa comprar? Para isso, use no seu site conteúdos que explicam não só o lado racional do uso do seu produto, mas também o benefício pós compra.

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é necessário que ele tenha um bom atendimento durante todo o processo, durante e após a venda. É importante que o cliente esteja satisfeito de maneira geral, ou seja, não só pelo produto como também pelo atendimento excelente.

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