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Hashtag: quantas usar e qual a forma correta de utilizá-las?

Hashtag já é um termo bastante conhecido. Pouco provável que pessoas com acesso às redes sociais ainda não tenham ouvido falar nele ou não saibam o que é.

O que acontece muito, porém, é a falta de conhecimento em saber como usar as hashtags e qual, na verdade, importância deste item dentro do roteiro de comunicação das postagens.

Não raro vemos por aí diversas publicações com inúmeras hashtags na legenda. Será esse o melhor jeito de usar hashtag? Para que elas servem? Em que contribuem?

Essas são algumas das dúvidas que iremos sanar neste post sobre hashtags. Continue na leitura e nunca mais veja as hashtags como algo inútil ou apenas como um adereço em suas postagens.

O que é hashtag?

Hashtag é uma palavra com o símbolo #, cerquilha ou jogo da velha, como também é conhecido, colocado na frente, para servir como indicação do assunto de um conteúdo postado em redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn.

A hashtag é uma espécie de palavra-chave antecedida do símbolo #. Assim como você usa palavras-chaves para delimitar sobre o que você vai escrever, você também pode usar as hashtags para marcar determinado assunto.

A hashtag cria um hiperlink. Ao clicar sobre este hiperlink, você acessa todos os outros textos, fotos e vídeos que também foram marcados com a mesma hashtag. Assim, por exemplo, se você faz um texto e usa a hashtag #marketingdigital, quem clica sobre ela tem acesso a um universo de postagens agrupadas sobre o mesmo tema.

Além de indicar postagens que falam sobre o mesmo assunto, o uso das hashtags também influencia na atuação dos algorítimos das redes sociais, que espalham essas postagens dentro de um universo de possíveis interessados.

Então, podemos dizer que as hashtags funcionam como uma maneira simples e rápida de categorizar posts e permitem que os conteúdos sejam apresentados para os usuários certos.

A função das hashtags no content marketing

Um dos principais objetivos do marketing de conteúdo é atingir a persona ideal e converter a atenção dela em vendas. Para isso, é necessário criar posts dentro de um espectro de temáticas que a agradem, criando um elo entre as zonas de interesse do potencial cliente e a sua empresa.

Dentro dessa lógica, a hashtag é uma excelente oportunidade de criar um caminho para alcançar a persona. O seu post é um livro perdido entre milhões na biblioteca. 

Se você adiciona uma etiqueta que indica o tema do post, ele se torna um livro entre dez com a mesma temática, chamando a atenção de quem procura por ele e facilitando o processo dessa pessoa em encontrá-lo dentro da tal biblioteca enorme. 

Apesar de serem usadas no Facebook, LinkdIn, Twiter (onde, originalmente, elas surgiram) é no Instagram que a mágica acontece. 

Usar hashtags de forma correta melhora a segmentação do seu conteúdo e esse conteúdo pode chegar ao alcance de milhares de pessoas. Isso se você mantiver o seu perfil aberto, claro. As hashtag só terão visibilidade se o seu perfil não for privado.

Veja alguns benefícios de usar hashtags:

 

Como usar hashtags corretamente

Vimos até aqui o que são hashtags e qual a importância delas dentro do marketing de conteúdo. Mas na prática é preciso usá-las com sabedoria.

Vemos muitos usuários usando-as aleatoriamente e sem critério algum, ou ainda aqueles que as ignoram por completo.

Para usar hashtags de forma inteligente, você precisa não só saber quais são as hashtags mais procuradas na rede, mas também as ideiais para o seu negócio, para o seu nicho.

Você quer hashtag para ganhar seguidores no Instagram, para aumentar o alcance de suas postagens ou para promover a sua marca?

Seja qual for o caso, elas são fundamentais para levar fotos e vídeos para um público mais amplo nessa rede social de forte apelo visual.

Dicas para usar hashtags de forma correta

Um bom começo é nunca usar suas hashtags no início do post. Não que seja proibido, mas já é uma tradição usá-las sempre no final das legendas ou no primeiro comentário. 

Existe uma corrente de defensores que alega que a melhor opção é usar as hashtags no primeiro comentário, pois isso evitaria que as pessoas vissem automaticamente a lista completa de hashtags que você estaria usando. Nós, particularmente, achamos que qualquer uma das opções é válida.

Além de banalizar a hashtag, utilizá-la em todas as palavras de uma frase ou parágrafo não contribui em nada para sua segmentação. 

Hashtags generalistas, apesar de muito utilizadas, não dizem nada sobre a temática do seu post, assim como #Certamente ou #Já. No lugar, opte por tags específicas como #ContentMarketing e #SocialMedia, por exemplo.

Por outro lado, não seria adequado usar a hashtag #ComoUsarHashtagsDaManeiraCorreta. Abusar da especificidade reduz a possibilidade da persona chegar até seu post, já que poucas pessoas buscariam o termo exatamente dessa maneira em uma rede social. 

Também não vale usar hashtags que não tem nada a ver com o tema. Se seu post é sobre o uso de hashtags, não utilize a tag #ECommerce, por exemplo, ainda que no momento da elaboração do seu post E-Commerce seja um assunto entre os mais comentados do Twitter e Facebook. Iludir a persona não trará nenhuma conversão para seu post.

Dicas para melhor usar as hashtags

Sempre comece a hashtag com o símbolo #

Não inclua espaço no meio dela

Nem caracteres especiais como %, $ e *

Se quiser, combine o uso delas com emojis – mas com moderação, é claro.

Atualize sua bio com as hashtags que definem seu perfil, seja você um simples usuário, empresa, freelancer ou influenciador digital

Inclua pelo menos uma hashtag de localização, como a cidade em que está, pois isso ajuda a segmentar ainda mais seus posts

Pesquise sobre a sua audiência para investigar o que estão buscando

Faça testes ao incluir hashtags que os concorrentes usam para ver o que gera mais engajamento.

Inclua neles as hashtags mais usadas pelos influenciadores do seu nicho

Misture hashtags em inglês com hashtags em português para avaliar quais opções gerar mais retorno

No Instagram, as hashtags podem usadas tanto na descrição dos posts quanto na biografia, em comentários, no IGTV ou nos Stories.

Quantas hashtags usar?

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags, então nem adianta querer usar mais que não será possível, aliás nem é recomendado o uso nem mesmo das 30 que são limitadas pela rede.

Este é um dos mitos sobre redes sociais mais comuns. Muita gente acredita que quanto maior o número de Hashtags usar, melhor. Mas isso não é verdade e, como dissemos, pode nem ser a melhor opção, pois pode gerar uma confusão nos assuntos e sua postagem ficar perdida dentre tantas outras publicadas, prejudicando assim a sua segmentação.

A nossa dica é limitar a sua postagem em, no máximo, cinco hashtags, uma do negócio (da marca), uma de localidade, e outras três sobre a temática do post.

Como encontrar as hashtags mais acessadas no instagram?

Para fazer uma pesquisa nas hashtags que são utilizadas no Instagram e saber quais estão sendo mais usadas, basta ir ao campo de busca da rede e digitar # com a palavra que logo aparecerão diversas opções para você analisar, inclusive com o número de vezes que ela foi utilizada. Assim, é só você escolher a que mais é pertinente para o seu nicho.

As hashtags mais usadas no instagram

Em 2019, as hashtags mais usadas, de acordo com o Metricool, plataforma de análise digital, foram:

  1. #love (amor)
  2. #instagood (para postar sobre as coisas boas da vida)
  3. #photooftheday (foto favorita do dia)
  4. #fashion (moda)
  5. #beautiful (beleza)
  6. #happy (felicidade)
  7. #like4like (ganhar curtida a cada curtida que você der)
  8. #picoftheday (foto favorita do dia)
  9. #tbt (throwback thursday – quinta-feira da lembrança para relembrar algo bom)
  10. #art (arte).

Note que são hashtags bem genéricas, então você poderia usá-las em qualquer postagem na rede. Mas, como falamos anteriormente, o ideal é tentar segmentar as suas publicações com hashtags mais específicas e direcionadas.

Outras hashtags relevantes e em crescimento na rede

Uma variedade de outras hashtags está em constante crescimento na rede e em 2019 foram também muito acessadas e usadas:

#instagram #followme #style #follow #instadaily #travel #life #cute #fitness #nature #beauty #girl #fun #photo #amazing #likeforlike #instalike  #Selfie #smile #me #lifestyle #model #follow4follow #music #friends #motivation #like #food #inspiration #Repost #summer #design #makeup #TBT #followforfollow #ootd #Family #l4l #cool #igers #TagsForLikes #hair #instamood #sun #vsco #fit #beach #photographer #gym #artist #girls #vscocam #autumn #pretty #luxury #instapic #black #sunset #funny #sky #blogger #hot #healthy #work #bestoftheday #workout #f4f#nofilter #london #goals #blackandwhite #blue #swag #health #party #night #landscape #nyc#happiness #pink #lol #foodporn #newyork #fitfam #awesome #fashionblogger #Halloween #Home #fall #paris

As hashtags mais usadas para Instagram de marketing

  1. #contentmarketing
  2. #digitalmarketing
  3. #marketing
  4. #marketingstrategy
  5. #media
  6. #seo
  7. #socialmedia
  8. #socialmediamarketing
  9. #publicidade
  10. #marketingdigital.

 

As hashtags mais usadas para Instagram de viagens

  1. #travelgram
  2. #instatravel
  3. #hotellife
  4. #hotelview
  5. #airportlife
  6. #airportselfie
  7. #travelling
  8. #traveler
  9. #tourism
  10. #viagem
  11. #amoviajar
  12. #turismo
  13. #viajarfazbem
  14. #viagemeturismo
  15. #dicasdeviagem
  16. #turistando
  17. #viajante
  18. #mochileiros.

As 100 hashtags mais usadas para ganhar curtidas

  1. #love
  2. #instagood
  3. #photooftheday
  4. #fashion
  5. #beautiful
  6. #happy
  7. #cute
  8. #tbt
  9. #like4like
  10. #followme
  11. #picoftheday
  12. #follow
  13. #me
  14. #selfie
  15. #summer
  16. #art
  17. #instadaily
  18. #friends
  19. #repost
  20. #nature
  21. #girl
  22. #fun
  23. #style
  24. #smile
  25. #food
  26. #instalike
  27. #likeforlike
  28. #family
  29. #travel
  30. #fitness
  31. #igers
  32. #tagsforlikes
  33. #follow4follow
  34. #nofilter
  35. #life
  36. #beauty
  37. #amazing
  38. #instamood
  39. #instagram
  40. #photography
  41. #vscocam
  42. #sun
  43. #photo
  44. #music
  45. #beach
  46. #followforfollow
  47. #bestoftheday
  48. #sky
  49. #ootd
  50. #sunset
  51. #dog
  52. #vsco
  53. #l4l
  54. #makeup
  55. #f4f
  56. #foodporn
  57. #hair
  58. #pretty
  59. #swag
  60. #cat
  61. #model
  62. #motivation
  63. #girls
  64. #baby
  65. #party
  66. #cool
  67. #lol
  68. #gym
  69. #design
  70. #instapic
  71. #funny
  72. #healthy
  73. #night
  74. #tflers
  75. #yummy
  76. #flowers
  77. #lifestyle
  78. #hot
  79. #instafood
  80. #wedding
  81. #fit
  82. #handmade
  83. #black
  84. #pink
  85. #일상
  86. #blue
  87. #work
  88. #workout
  89. #blackandwhite
  90. #drawing
  91. #inspiration
  92. #home
  93. #holiday
  94. #christmas
  95. #nyc
  96. #london
  97. #sea
  98. #instacool
  99. #goodmorning
  100. #iphoneonly.

Conclusão

Neste post, vimos o que são e como usar de forma estratégica as hashtags.

Entendemos que o uso adequado e coerente pode fazer o nosso negócio ganhar mais visibilidade dentro da rede e atrair mais pessoas realmente interessadas naquilo que oferecemos.

Usar as hashtags de forma correta leva tempo e dedicação. Não deixe de pesquisar sobre elas na busca do instagram, ver quais são mais utilizadas e acessadas e quais têm mais a ver com o seu negócio.

Comece a usá-las, faça testes para identificar qual postagem tem mais engajamento dependendo da hashtag utilizada e vá aprimorando cada vez mais as suas estratégias na produção de conteúdo, aliadas ao uso das famosas hashtags. Invista, só não deixe de usar pensando que é algo irrelevante, pois não é.

O marketing de conteúdo envolve uma série de técnicas que visam alavancar o seu negócio por meio da produção inteligente de conteúdo para o seu público. E as hashtags, com certeza, entram nessa lista de procedimentos.

Espero que ao final deste artigo você tenha se convencido de que usar hashtags em suas postagens vale sim a pena e comece usar agora mesmo.

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