Logo AmbCom

Orçamentos:

(32) 98802-3980

contatos@ambientecomunicacao.com

Localização

Av Sete de Setembro, 53-A - Costa Carvalho - Juiz de Fora

E-Mail

contatos@ambientecomunicacao.com

Telefone

(32) 98802-3980

Facebook
  1. Início
  2. Notícias
  3. O que são gatilhos mentais?

O que são gatilhos mentais?

Os gatilhos mentais são uma expressão do mundo do marketing, que tem tudo a ver com estratégias para aumentar as vendas.

Você sabia que existem sinais gravados no nosso subconsciente que influenciam nossa escolha por certos produtos no lugar de outros?

Não se trata de algo novo, mas bastante atual, que vem trazendo bons resultados entre as técnicas de vendas.

Empresas já utilizam os gatilhos mentais em suas estratégias de marketing há algum tempo como forma de persuadir os clientes.

A intenção vai além de apenas fazer negócios com eles, mas também busca aumentar as taxas de engajamento e conversão, assim como a fidelização dos clientes.

Entretanto, o sucesso da prática depende de uma série de variáveis, que vão desde o estado de espírito e humor do consumidor até sua disposição e confiança em utilizar certos produtos.

Gatilhos mentais são respostas inconscientes a um estímulo externo, podendo provocar gatilhos emocionais ou psicológicos positivos (euforia, motivação, alegria, etc) ou negativos (medo, insegurança, ansiedade, etc).

Você já notou como o simples ato de andar na rua e sentir um cheiro familiar em um restaurante é capaz de nos transportar de volta para o passado?

É como se voltássemos ao momento e ao lugar que sentimos o mesmo cheiro pela primeira vez e pudéssemos vivenciar aquela experiência de novo.

Quando isso acontece, podemos dizer que um gatilho mental foi ativado, ou seja, que tivemos uma reação imediata àquela circunstância ou momento específico.

Uma vez que os estímulos que nosso cérebro e sentidos captam estão sempre inseridos em um contexto social e emocional, reagir aos gatilhos mentais se torna uma consequência natural do ser humano.

Agora trazendo a discussão para o universo do marketing, os gatilhos mentais são poderosas ferramentas psicológicas usadas a fim de despertar uma necessidade adormecida na mente do consumidor e conduzi-lo a realizar uma ação.

Os profissionais estruturam suas campanhas de maneira estratégica para atingir nossos sentidos, ativar o gatilho e estimular o desejo de compra daquele produto.

Solicite um orçamento