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Redes sociais para empresas: Como e quais utilizar?

Com a internet se inserindo cada vez mais em nossas vidas, é quase impossível se fazer indiferente. Dessa forma, para estar em contato com amigos e familiares, o uso de redes sociais é praticamente inevitável. O que faz com que plataformas que antes tinham uma utilidade, tenham diversas outras. Com a quantidade de usuários aumentando cada vez mais, empresários viram uma oportunidade e começaram a utilizar as redes sociais para empresas. De forma a divulgar seus produtos e serviços facilmente, e até gratuitamente.

Como utilizar as redes sociais na sua empresa

Antes de começar a utilizar esses recursos, é preciso estar atento a sua disponibilidade. Essas redes sociais são úteis e fáceis de manter, mas é necessário ter planejamento para tal. 

Defina seu público

Para começar, você deve identificar seu público-alvo. Isso, porque dessa forma é possível definir onde fazer a divulgação do seu produto e de que forma. 

Esse é um passo essencial, ao escolher seu público-alvo e persona, você pode realizar uma pesquisa e analisar quais as redes usadas por ele, quais métodos irão chamar mais a atenção, entre outros benefícios.

Descubra e responda as dúvidas desse público para que você saiba como criar um conteúdo relevante. E assim priorizar o que servirá para ele. Sabendo o que sua persona procura, é possível desenvolver uma solução que se encaixe com ela.

Esteja atento

Apesar de ser algo fácil, o uso das redes sociais para empresas como meio de comunicação para divulgar o produto, demanda tempo e atenção. A principal vantagem desse meio é a proximidade com seu público. Por isso, as redes sociais disponibilizam recursos para facilitar o diálogo entre a empresa e o cliente.

Portanto, é preciso estar atento a questionamentos. Um consumidor que não é respondido pode desistir da compra na sua empresa.

Outro meio de diálogo é através de comentários. Independente de não ser uma pergunta, é importante respondê-los, e assim, fazer com que ele e sua opinião sejam estimados e valorizados pela sua empresa. 

Inclusive comentários negativos. Em algumas redes é possível fazer uma avaliação da empresa, caso a sua tenha alguma ruim, questione a razão para tal e busque melhorar.

Informações

Ao utilizar uma rede social para empresa divulgar o produto ou serviço, é preciso indicar qual sua função dele, como funciona, onde se localiza sua empresa, entre outros dados. Procure responder todas as perguntas do seu consumidor sem que ele precise perguntar.

Se você usa algum canal para divulgar uma loja que possui em e-commerce, por exemplo, coloque seu endereço online na área destinada para informações do perfil. Caso não possua uma loja virtual, insira o endereço físico.

Se houver algum número de telefone específico, para ligações ou troca de mensagens, pode facilitar muito seu trabalho adicioná-lo nessa mesma área.

Algumas redes sociais proporcionam a inserção de valores juntamente a fotos. O que pode ser válido, considerando métodos de venda e facilidade na parte de comunicação.

Otimize a experiência

Cuide das plataformas. Não apenas crie perfis porque é algo que “está na moda”. Como já dito, cuide dos clientes, responda mensagens e comentários, esteja atento aos clientes. 

Mas não esqueça de se manter sempre atualizado. A maioria das redes aceita a inserção de imagens, algumas são apenas para isso. Portanto, disponha fotos dos seus produtos e faça com que elas sejam atrativas. Fotos sem foco, de ângulos que não favorecem a mercadoria ou que não chamam a atenção, serão passadas despercebidas.

Aproveite os recursos

Cada plataforma tem diversos recursos, e alguns são únicos. Descubra como otimizá-los de forma a melhorar a sua experiência. Busque artigos que falem sobre elas e quais as melhores formas de inserir sua empresa.

Algumas possuem meios de propaganda especializados, outras não. Mas isso não impede você de impulsionar seu negócio. Algumas permitem o uso de hashtags, que funcionam como tags, assim, o público pode apenas pesquisar o termo e encontrar seu perfil.

Crie um planejamento e analise resultados

Como já citado, o uso de redes sociais para empresas é algo relativamente fácil. Mas ainda assim é preciso definir um objetivo. Isto é, o que você pretende com o uso dessas plataformas? Mais vendas? Reconhecimento da marca?

A partir do momento em que é decidido esse propósito, é possível criar um planejamento. Esse planejamento será criado de acordo com seu objetivo, público-alvo e outras variáveis. Nele se encontrará quais redes sociais serão usadas, se haverá algum capital para investir, quais mercadorias serão anunciadas, e assim, todos os dados relacionados a esse tipo de propaganda.

Por ser de fácil acesso, é possível a realização de testes, para definir quais métodos e técnicas geram mais resultado. Sendo uma informação de consumo fácil, é possível testar com tipos de público diferentes, em redes diferentes, com outros itens, o que se adequar melhor. 

Principais redes sociais para empresas

O uso das plataformas online para divulgação do seu negócio é extremamente vantajoso. Cada uma possui seu próprio algoritmo, sendo úteis em suas formas particulares. Por isso, selecionamos algumas redes sociais para empresas que podem ser úteis para seu negócio:

Facebook

O Facebook é a maior rede social virtual do mundo. Lançada em fevereiro de 2004, atingiu 1 bilhão de usuários ativos, e hoje conta com 2,13 bilhões. Sendo assim um ótimo meio de marketing virtual. Por conter usuários de 13 até mais de 65, é uma plataforma ampla, podendo ser utilizada por qualquer empresa de qualquer meio.

Por dispor de recursos, de certa forma, voltados para empresas, é uma ótima ferramenta de propagandas. Alguns desses recursos citados são:

Possibilidade de criação de página

Não é possível criar um perfil para sua empresa no Facebook. Pelo menos não aqueles pessoais em que se pode adicionar amigos. Mas, em contraponto, é criada uma página. Nela, é possível adicionar dados sobre sua empresa, o que ela é, quais tipos de produtos ou serviços, número de telefone, endereço, horários, entre tantas outras coisas.

Algumas ferramentas são utilizadas tanto pelas páginas como pelos perfis. Como a possibilidade de curtir uma publicação, compartilhar, comentar, postar, entre outros. Nessa página, também é possível inserir fotos da sua empresa. No perfil pessoal, é inserida a foto de perfil, na página, é inserida a foto da página, podendo ser um logo, o nome, a fachada, o que for mais adequado. E, além disso, existe a foto de capa, ela é maior que a foto de perfil, e pode ser uma foto do seu estabelecimento, da sua equipe ou uma promoção.

Maior facilidade de comunicação

O Messenger é uma plataforma criada pelo Facebook para melhorar a conversação entre seus usuários. O que acaba facilitando também o diálogo entre sua empresa e o consumidor. Caso seu cliente busque alguma informação que não esteja disponível, ele pode realizar essa comunicação através do Messenger. 

Mais facilidade na criação de conteúdo

O Facebook permite a inserção de textos, imagens, vídeos, links, listas, enquetes, marcação de produtos e pessoas, check in, e outros tantos recursos na sua publicação. Além disso, é possível programar uma publicação. Ou seja, criar a publicação completa, mas definir a data de postagem para até 6 meses depois. Ou, também, usar uma data retroativa, isto é, publicar algo hoje, com uma data de até 6 anos atrás.

Também é possível definir quem verá a publicação e impulsionar, que é a criação de uma propaganda paga, com público-alvo e valor determinado. Para isso, existe o Facebook Ads, que te auxilia na publicação da sua propaganda. Podendo escolher o tipo de anúncio, público, localização e outras tantas possibilidades. 

Análise de resultados

Outra ferramenta disponibilizada pelo Facebook é a geração de gráficos e dados. Elas servem para auxiliar sua empresa na hora de avaliar as informações da campanha. Assim, podendo identificar ações na página, visualizações, curtidas, alcance da publicação, envolvimento, entre outros. Inclusive com o auxílio de gráficos, para facilitar o entendimento e idealização de novos conteúdos.

Melhor horário

Um recurso que pode ser analisado, mas não diretamente pelo Facebook, é quando sua publicação terá mais engajamento, ou seja, mais participação do público. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sprout Social, o melhor horário para postagem de conteúdo é das 9h às 15h de quarta a domingo; sendo quinta-feira às 13h o dia com mais atividade.

Transmissão ao vivo e Facebook Stories

A função criada primeiro para o Instagram, com inspiração no Snapchat, é o Facebook Stories. Ele consiste em vídeos curtos ou fotos postadas que duram até 24 horas e depois são apagadas. Elas contêm, inclusive, filtros inspirados em filmes ou personagens, para criação de vídeos.

Além disso, também é possível fazer uma transmissão de vídeo ao vivo. Nela, os perfis podem reagir ao vídeo, comentar e assim, interagir plenamente em tempo real com quem está fazendo a transmissão.

Instagram

O Instagram é uma rede social online criada em 2010. Inicialmente voltada para usuários do sistema IOS, foi se popularizando e hoje alcança 50 milhões de usuários no Brasil. Comprada pelo Facebook em 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares, é amplamente utilizada para anúncios e propagandas. Sua função é voltada para o compartilhamento de fotos e vídeos, sejam momentâneos, durando apenas 24 horas, que são os ‘stories’; ou postando o conteúdo no próprio ‘feed’, que é onde estão as suas fotos. 

Até o ano de 2016, a plataforma não contava com um algoritmo, fazendo com que as publicações aparecessem de forma cronológica. A partir deste ano, a rede passa a ter seu próprio algoritmo, que assim como o Facebook, não se sabe como funciona. Mas, é possível chegar a algumas conclusões de quais fatores mais afetam a ordem das postagens. Que são a temporalidade, o engajamento e o relacionamento. O que se pode concluir é que quanto maior o engajamento e o relacionamento entre as contas, mais ela irá aparecer e primeiro. Claro, desde que você esteja seguindo a conta.

Alguns recursos que podemos citar do Instagram como rede social para empresa são:

Edição de fotos

Mantendo sua proposta inicial, o Instagram ainda possui suas opções de edição de imagens. Contando com filtros e outras formas de edição. Assim, não sendo necessária a utilização de outro meio para compor a foto.

Comentários e curtidas

Assim como o Facebook, a plataforma também traz a possibilidade de realizar comentários. Tal como as curtidas. Melhorando assim o relacionamento da empresa com o consumidor. Com a possibilidade de visualizar quem curte as fotos, é possível confirmar os interesses de futuros clientes do seu negócio. Além de avaliar que tipo de conteúdo gera mais resultados.

Insta Stories

Uma das mais novas ferramentas do Instagram é o ‘Insta Stories’. Nela, o usuário pode enviar vídeos ou fotos que ficarão disponíveis no perfil por até 24 horas, sendo apagadas após este período. O novo recurso do Insta Stories é o ‘Destaques’. Assim, é possível salvar um vídeo ou foto no seu perfil, ficando disponível até o usuário apagá-lo. Podendo ser encontrado abaixo das informações do perfil e antes do feed de fotos.

Anúncios

Por contar com um grande número de usuários e onde o acesso a personalidades mais conhecidas se torna mais fácil, os anúncios também foram facilitados. Explico: devido a esse contato mais próximo, empresas pagam personalidades para que estas façam propagandas de seus produtos e serviços para seus seguidores. Algumas figuras populares chegam a cobrar valores milionários por apenas uma foto. Mas é possível encontrar figuras locais, que atingem seu público-alvo e que cobram valores acessíveis.

Página

Assim como no Facebook, é possível criar uma página para seu perfil. A diferença se dá pelo fato de o layout da página e o perfil do Facebook serem diferentes. No Instagram, elas são a mesma. Assim, podendo identificar a página pelos dados e informações dispostas na parte direcionada para a inserção de tais.

Hashtag

Como citado anteriormente, o uso de hashtags (#) é de grande auxílio na hora de realizar o marketing nas redes sociais. Elas funcionam como uma espécie de tag, separando o conteúdo por suas características. Ou seja, quando é postada uma foto com a hashtag flor (#flor), ela estará exposta juntamente com todas as outras fotos com essa mesma tag. O que pode ser de grande valia para sua empresa. Utilizando uma hashtag você pode impulsionar sua empresa para que ela seja vista na pesquisa pela tag.

Horário de postagem

Na mesma pesquisa realizada pela Sprout Social, é possível analisar os melhores horários para postagem na rede social. Os horários mais recomendados para postar são às 2h, 8h e 17h. Sendo de segunda-feira a sexta-feira os melhores dias, e a segunda-feira o dia com o maior volume de engajamento.

Transmissão ao vivo e IGTV

Assim como o Facebook, o Instagram também conta a ferramenta de transmissão ao vivo. Nela, os outros usuários podem reagir com corações e fazer comentários. Antes, ela se encerrava assim que a transmissão fosse encerrada também. Agora é possível deixar salvo durante 24 horas.

Outra ferramenta criada exclusivamente para o Instagram é o IGTV, ou InstaGram TV. Nela, é possível adicionar vídeos verticais de até 10 minutos para contas normais ou até 60 minutos para contas verificadas. 

Fonte: eGestor.com.br

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