Logo AmbCom

Orçamentos:

(32) 3235-8064

contatos@ambientecomunicacao.com

Localização

Av Sete de Setembro, 53-A - Costa Carvalho - Juiz de Fora

E-Mail

contatos@ambientecomunicacao.com

Telefone

(32) 98802-3980

Facebook
  1. Início
  2. Notícias
  3. Tráfego Orgânico E Tráfego Pago: Entenda As Diferenças E Conheça As Vantagens.

Tráfego Orgânico E Tráfego Pago: Entenda As Diferenças E Conheça As Vantagens.

Toda empresa que investe em marketing digital faz isso para melhorar os seus resultados de vendas e geração de leads. Dessa forma, é importante investir em um site, garantindo que ele seja bem acessado. E, se você pesquisar sobre o assunto, vai perceber que é fundamental saber a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

Mas, afinal de contas, quais são as características de cada um e qual é o mais indicado para a sua empresa? Para ajudá-lo a responder a essas perguntas, fizemos este post sobre o assunto. Confira!

O que é tráfego orgânico?

É conhecido por muitos como a opção “gratuita”, já que, ao contrário do pago, não há um custo direto relacionado à conquista das visitas para o site. Trocando em miúdos, o tráfego orgânico é conquistado a partir do posicionamento dos links e conteúdos do site nas páginas de resultados dos buscadores, em especial o Google.

Para garantir e melhorar esse posicionamento, as empresas investem em estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo. O objetivo é marcar presença nas buscas de palavras-chave relevantes para a marca.

Entre as principais vantagens dessa modalidade, podemos destacar que não há um custo direto envolvido e que os resultados, quando acontecem, são mais duradouros, pois uma peça de conteúdo pode continuar dando retorno de tráfego por mais tempo.

Entre as desvantagens, a mais determinante é que os resultados demoram um pouco mais para acontecerem e dependem do conhecimento do funcionamento do algoritmo dos buscadores.

E o tráfego pago?

Como o próprio nome já diz, essa modalidade de tráfego depende do pagamento para que os visitantes cheguem ao site da organização. Normalmente, esse trabalho é feito por meio de campanhas com foco nas palavras-chave relevantes. Assim, o anunciante só paga quando algum usuário clica nesses anúncios.

As duas principais formas de se investir no tráfego pago são o Google Adwords e o Facebook Ads. Na primeira, as campanhas são configuradas com base em palavras-chave e os anúncios são exibidos nas páginas de resultados do buscador. Na segunda, essa configuração leva em consideração o perfil do usuário que se quer atingir e as peças são exibidas em diferentes espaços da mídia social.

Para que o investimento faça sentido é fundamental que ele tenha uma constância definida, já que a aquisição de tráfego depende diretamente do valor aplicado. Se sai o dinheiro, saem também os acessos ao site.

A principal vantagem desse tráfego é que, se a campanha for configurada corretamente, o resultado acontece a curto prazo e numa lógica diretamente proporcional ao valor investido. Além disso, o tráfego pago determina, com um pouco mais de exatidão, quem serão as pessoas que visitarão o site, já que o anunciante é quem decide qual será o público-alvo das campanhas.

Tráfego orgânico ou tráfego pago: qual escolher?

Depois de todo esse entendimento a pergunta que você provavelmente deve estar se fazendo é: “ambos são muito bons, tem prós e contras, mas qual deles é realmente o ideal para o meu negócio?”. Bom, a resposta para essa questão é muito particular e depende da forma como foi desenhada a estratégia de comunicação da organização.

Independentemente disso, as duas iniciativas são complementares e investir em ambas é o caminho ideal. O que vai variar, de acordo com cada empresa, será o montante de dinheiro e esforço demandado para cada uma delas.

Dessa maneira, é possível conquistar tráfego pago a curto prazo, enquanto as iniciativas focadas no tráfego orgânico se desenvolvem para maiores resultados a médio e longo. Com a combinação das duas estratégias, o trabalho será mais eficiente e o retorno gerado para sua empresa poderá ser muito mais duradouro.

Solicite um orçamento